Os Quatro Elementos

                                             Sobre oque você quer saber:




Àgua:





História:

 
Como diz a lenda, a Lua foi a primeira dobradora d'água. Os acentrais dos dobradores de água viram como a Lua empurrava e puxava as marés e aprenderam com ela. Eles precisam de água para que possam dobrá-las, por isso seu povo se dividiu nos polos, onde se encontrava a maior concentração de água do mundo (gelo). A tribo de água do norte ficava no polo norte e a do sul ficava no polo sul. A tribo de água do Sul era bonita e abrigava centenas de dobradores de água. Após um ataque impiedoso à ela, restou apenas uma dobradora de água de 14 anos chamada Katara. Ela e seu irmão Sokka são quem encontram Aang (o Avatar) e tentam levá-lo para a tribo de água do norte, que é o único lugar de dobradores de água que sobrou, para ele aprender a dobra d'água. A tribo de água do norte, localizada no polo norte, é cheia de dobradores de água e todas as casas são feitas de gelos, as ruas são rios e as calçadas também é feita de gelo. Lá, o único lugar que existe terra é em uma câmara que abriga o espírito da lua e do oceano, formando um equilíbrio Yin e Yang, Tui e La. Foi lá que Aang entrou no mundo espiritual quando a tribo de água do norte estava sendo atacada. Esses espirítos largaram o mundo espiritual para viver no mundo real e tiveram que arcar com as consequências: fazendo isso, eles seriam mortais e viveriam em forma de peixe:





Desde então, a lua e o oceano (água) trabalham juntos, portanto a Lua aumenta os poderes dos dobradores de água. Sabendo disso, a primeira coisa que os dobradores d'água fizeram foi proteger esses peixes e deixá-los perto deles para que ninguém os matassem. Uma certa vez, o Almirante Zhao, matou um dos dois peixes, o espiríto da Lua, Tui. Na mesma hora, os dobradores de água perderam quase todo o poder, ficando totalmente vulneráveis para a nação do fogo. Iroh, tio de Zuko, tinha um certo respeito aos espirítos e, ao ver Zhao fazendo aquilo, se virou contra ele. Matou todos os seus guardas e deixou Zhao para Zuko.




                                       Dobras especiais:



A água, como qualquer outro elementos possui dobras especiais que são chamadas de dobras avançadas e podem ser realizadas por poucas pessoas. A maioria das pessoas dominam a água apenas em seu estado líquido, mas ela pode ser dominada no estado sólido e no estado gasoso. Um grupo de dobradores de água que foi visitar o pantano. Eles ficaram surpresos com a grande quantidade de água que havia por lá e decidiram morar lá. Eles desenvolveram algumas técnicas e começaram a dobrar a água de dentro das plantas, podendo manipulá-la.






Outra dobra avançada foi a que Hama mostrou para Katara. É a dobra de sangue e só pode ser feita durante a Lua cheia, que é onde a dobra d'água fica poderosa ao máximo. Dobrando o sangue da pessoa, você faz com que ela siga as suas ordens, por bem ou por mal. Essa mulher também ensinou a Katara que quando ela está num lugar que não tem água a vista, ela tem que usar a criatividade. Ela mostrou que onde tem vida, tem água: nas plantas, nas comidas, no solo e até mesmo no ar.



Algo mais considerado uma dobra especial é a habilidade de cura. A água que que está na mão do dobrador começa a brilhar e, então, basta passá-la sobre um ferimento e o ferimento irá curar.



                          A água se originou na técnica:

 
A dobra de água se originou de uma arte marcial chinesa chamada Tai Chi Chuan. Ela consiste em movimentos leves e elegantes, e é defensiva, usando a força do oponente contra si. Como eles tiram parte de seu poder da Lua, à noite eles ficam mais fortes e, quando é Lua cheia, seu poder fica poderoso ao máximo. Para poder dobrar a água, precisa ter uma fonte por perto. Os dobradores de água não conseguem criar água. Eles apenas conseguem "comandar" o que já existe. O motivo deles viver nos polos é exatamente esse: lá é rodeado de água (gelo).






                                             Horóscopo:


Os signos da água são: Câncer, Escorpião e Peixes. O elmento água é movido pela emoção. Ao contráiro do ar, os dobradores de água não conseguem racionalizar e explicar as coisas, eles apenas sentem. Os signos do elemento água combinam com os da terra, que são: Touro, Virgem e Capricórnio.






Terra:








                                                História:



Diz a lenda que os primeiros dobradores de terra foram Oma e Shu. Eles aprenderam a dobrar a terra com animais chamados texugos topeiras. Oma e Shu viviam em aldeias inimigas e estavam apaixonados. Suas aldeia eram separas por uma montanha. Para ficarem juntos, eles aprenderam a dobra de terra com os texugos topeiras e, no meio da montanha, criaram túneis elaborados, formando um verdadeiro labirinto. Quem tentasse seguí-los se perderia e acabaria morto. Um certo dia, a mulher ficou esperando o homem, mas ele não apareceu. Ele tinha morrido na guerra entre as duas aldeias. A mulher ficou chateada e mostrou um pouco de seu terrível poder. Ela poderia destruir todos, mas ao invés disso, ela decretou o fim da guerra e uniu as duas aldeias. O nome da cidade foi em homenagem aos dois: Oma + Shu formando Omashu que era governado pelo rei Bumi, até que a nação do fogo tomou a cidade.






                                        Dobras especiais:


Toph é uma menina cega que enxerga sentindo as vibrações da terra. Ela ensina Aang a dobrar a terra. No episódio 02x19 - O guru, Toph estava presa em uma caixa de metal. Lá, ela descobre que o metal é uma pedra, só que é purificada. Com isso, ela descobre que pode dobrar o metal e vira a única dobradora de metal do mundo.










Outra dobra especial é a dobra de areia. Aos redores de Ba-sing-se (capital do reino da terra), existe um deserto. Algumas pessoas foram para lá e descobriram como dobrar areia. Eles utilizam essa dobra para criar grandes redemoinhos, movendo um tipo de carro com uma grande velocidade:














                            A terra se originou na técnica:


A dobra de terra é baseada no Hung Gar. Ela consiste em ser defensiva e ofensiva e seus movimentos são fortes e não são ágeis. Eles podem criar barreiras de terra e diferentes tamanhos de pedra. A terra precisa de uma fonte por perto, mas como em quase todo lugar do mundo possui terra, isso não é problema. O único lugar que não dá para dominar a terra é em um navio em auto-mar. Outro estilo de dominar a terra é usando o Louva-Deus do Kung Fu. A Toph usa este estilo. O Louva-Deus consiste em movimentos rápido, curtos e precisos, onde o atacante penetra dentro da guarda do adversário.








Horóscopo:


Os signos da terra são: Touro, Virgem e Capricórnio. As pessoas do elemento terra compartilham a necessidade de segurança. Gostam das rotinas, são práticas e racionais. Elas combinam com os signos da água, que são: Câncer, Escorpião e Peixes.






Fogo:


                                                História:

A dobra de fogo é uma dobra ofensiva mas também possui boas técnicas defensivas, como a barreira de fogo. O fogo é um elemento perigoso. Jeong Jeong disse:"a água é fria e maciça, a terra é firme e estável, já o fogo, está vivo. O fogo respira. Um dobrador de fogo não tem controle, pois ele não sabe o seu poder. De repente, ele faz tanto fogo e queima tanta coisa que não consegue mais controlar-se (não consegue apagar o fogo que ele fez)". Mas, um dobrador do Sol falou uma coisa melhor: "O fogo não é destruição. O fogo é vida. O fogo nos mantém quentes e vivos. Mas, o fogo é um elemento que precisa ter muito cuidado. Se sua chama estiver pequena, ela irá se apagar, mas se tiver grande, você perderá o controle". Essas duas frases explicam bem o que o fogo é.

                                                    
O dobrador de fogo não precisa de uma fonte por perto pois eles tiram seu poder do Sol. Por esse motivo, eles são mais fortes de dia. Como eles tiram seu poder do sol, durante um eclipse solar, eles perdem quase todo o seu poder. É isso que acontece no desenho. Aang e seus amigos descobrem que um dia terá um eclipse solar e eles planejam uma invasão a nação do fogo. Esse dia é chamado de "O dia do Sol negro". A dobra de fogo é influenciada pelos sentimentos. Se o dobrador está com raiva, os ataques ficam mais agressivos. Por isso o dobrador tem que se controlar. Quase nenhum dobrador de fogo consegue se controlar. Os únicos que já conseguiram fazer isso foram Jeong Jeong e Iroh. Os dobradores de fogo aprenderam a dobrar o fogo com os Dragões. Todos acham que os dragões estão estintos, mas, ainda existem dois. Aang e Zuko descobrem isso.

                                        Dobras especiais:

Existem duas dobras especiais de fogo. A primeira é o fogo azul, que é um fogo mais destruitivo e causa mais dano. A única pessoa que domina o fogo azul é a Azula. A outra dobra de fogo é o raio. Ele já foi feito por três pessoas. Iroh, Ozai (senhor do fogo) e Azula (ela chegou a matar Aang no estado de Avatar com o raio, mas Katara o reviveu usando sua habilidade de cura). O raio é chamado por muitas pessoas de fogo de sangue frio. Ele não é movido pela emoção, como qualquer outra dobra e é uma dobra mortal. Para um dobrador de fogo gerar um raio, ele precisa separar as duas energias, Yin e Yang, positivo e negativo, e então, liberá-las quando elas quiserem se unir. Iroh criou uma técnica para desviar Raios. Ela consiste em canalizar a energia da ponta do dedo ao ombro, do ombro ao estômago (esse é o estado mais crítico pois se a energia passar pelo coração, o dano pode ser mortal), do estômago para o outro ombro, do outro ombro para o outro dedo e novamente para fora. Zuko usou essa técnica contra seu pai, quando ele lançou um raio. Zuko redirecionou o raio atingindo seu pai.



                               O fogo se originou na técnica:

A dobra de fogo é baseada no Shaolin do Norte. O Shaolin do Norte é o estilo mais completo do Kung Fu, uma arte marcial chinesa. Possui um sistema de katis, ou seja seqüências de movimentos de luta. No total são dez, e há também o treinamento com armas como o bastão, o facão chinês, a espada, a lança, o punhal duplo e outras armas tradicionais. O norte Chinês é mais montanhoso, com um clima obviamente mais frio. Os chineses do norte utilizavam-se de roupas mais grossas para melhor proteção do frio e possuíam as pernas fortalecidas devido à convivência nas montanhas. Sendo assim desenvolveram um Kung Fu de movimentos mais amplos, de forma a não ser atrapalhados pelas grossas roupas que cobriam alguns golpes. Valorizaram bastante os chutes, principalmente os mais altos, aproveitando as pernas fortes. O básico do Shaolin do norte é a postura do cavalo:



                                                Horóscopo:

Os signos do fogo são Áries, Leão e Sagitário. Os dobradores de fogo são determinados, têm espírito de liderança, amor à liberdade e muitas vezes o egocentrismo. As pessoas do elemento fogo combinam com a do ar, e os signos do ar são: Gêmeos, Libra e Aquário.




 Ar:




                                              História:

Diz a lenda que os ancestrais dos dobradores de ar aprenderam a técnica com os bisões voadores. Esses bisões são grandes animas que usam a dobra de ar para voarem e atacarem com suas caudas. A dobra de ar consite em desviar dos ataques do inimigo mesmo ele estando bem perto de você e esperar a hora certa para atacar (após o inimigo dar um golpe poderoso e errar, ele fica de costas, numa posição perfeita para atacar). Os dobradores de ar foram extintos restando apenas um: O avatar Aang. Sua extinção se deu porque quando a nação do fogo começou a guerra, o primeiro povo que eles atacaram foram os nômades do ar para empedir que o avatar nascesse. Mas, o único dobrador que sobrou foi justo ele, que estava confuso e havia fugido alguns dias antes da armadilha da nação do fogo. O modo como a nação do fogo derrotou os nômades do ar nunca foi revelado no desenho, mas já foi falado que foi por meio de uma armadilha e isso aconteceu com a ajuda do cometa Sozin (um cometa que aumenta o poder dos dobradores de fogo, os deixando mais fortes). Os homens do ar possuem a cabeça raspada e as mulheres só raspam pela metade, deixando o cabelo grande. Os dobradores ganham setas pelo corpo quando atingem o nível mestre. Essas setas são em homenagem aos bisões voadores. Os dobradores de ar são considerados os mais inteligentes, porque eles evitam um conflito acima de tudo e pensam duas vezes antes de agir. O ar precisa de uma fonte, mas isso não é problema, já que tem ar em toda parte do planeta.



                                  Dobras especiais:

Não existe muitas dobras especiais de ar. Mas, as melhores são o tornado, que consiste em rodar em torno de um eixo dobrando o ar para criar um redemoinho. Isso é mostrado no episódio 01x05 - O rei de Omashu:

Outras dobras são o voô, a velocidade, o patinete aéreo e o ski aéreo. Para voar, o dobrador de ar usa um planador e dobra o ar em torno de si mesmo, fazendo-o voar. Para correr com uma super velocidade, o dobrador de ar ultiliza a dobra de ar para diminuir o atrito com o ar e para lhe dar um empulso enquanto ele está correndo. O patinete aéreo foi uma técnica inventada por Aang. Ela consiste em criar uma bola de ar e sentar em cima dela. Ela pode ser usada em conjunto com a velocidade, fazendo a bola andar rápido e tirar o atrito do ar. O ski aéreo foi desenvolvido para uma luta no ar. O dobrador de ar usa seu planador como se fosse um skate. Com isso, ele fica com as mãos livres e pode fazer mais golpes do que se ele tivesse voando. A desvantagem é que isso exige equilíbrio e uma queda pode ser fatal.



                                                  Vôo
                





                                                Ski Aéreo






                            O ar se originou na técnica:

O dobra de ar é baseada numa arte marcial chinesa chamada Ba Gua. A pratica das bases do Ba Gua tem como característica fundamental andar em círculos. Os praticantes desta arte andam como que ao redor de um círculo, mantêm sua base baixa, o olhar dirigido para o centro do círculo. Os deslocamentos em torno do círculo se configuram em uma estratégia de combate que procura evitar um confronto direto de força bruta com o adversário ao escapar pelos lados ou pelas suas costas.



                                           Horóscopo:

Os signos do ar são: Gêmeos, Libra e Aquário. Eles são sociáveis e procuram a razão, diferente dos dobradores de água, que são movidos pelo emoção. Os signos do ar combinam com os do fogo, que são: Áries, Leão e Sagitário.